Qual a pós certa para mim?

No mercado de trabalho cada vez mais exigente e diversificado de hoje, quanto mais educação você obter, melhor para a sua carreira. Agora, um diploma de graduação já não é o bastante para te ajudar a crescer e conquistar novos espaços no mercado, independentemente da sua área de atuação.

Vivemos em uma sociedade em que, mais do que nunca, é imprescindível investir na sua própria educação, buscando cursos que enriqueçam o seu currículo e melhor te preparem para o que vai enfrentar fora das salas de aula.

Existem os cursos livres, que não conferem uma titulação, mas dão bagagem para desenvolver seus conhecimentos sobre os mais variados assuntos de seu interesse e aplicá-los às suas funções. E existem os cursos de pós-graduação, que conferem uma titulação e nivelam o seu grau de formação, divididos em duas categorias: lato sensu e stricto sensu.

As pós-graduações lato sensu são voltadas para o mercado de trabalho, para a execução profissional e para a aplicação direta de conhecimentos e ferramentas. Compreendem as especializações e os MBAs.

As pós-graduações stricto sensu são mais voltadas para a área acadêmica e compreendem os cursos de mestrado e doutorado.

Conheça um pouco mais sobre esses cursos:

1. Especialização

As especializações, geralmente, são voltadas para o mercado, para o exercício de uma profissão, e tendem a abordar conteúdos mais práticos e objetivos que facilitam o aprofundamento de determinados assuntos e a inserção no mercado, ideal para pessoas recém-formadas ou que estão voltando à ativa.

Esses cursos têm que cumprir uma carga horária mínima de 360h para serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e garantem um certificado de conclusão.

1. MBA

Os cursos de MBA (Master Business Administration) são mais voltados ao público que trabalha com gestão de empresas ou gerenciamento de equipes, já tem experiência de mercado e busca aperfeiçoar os seus conhecimentos e conseguir promoções.

Os MBAs entregam conceitos técnicos e ferramentas de gestão para as mais diversas áreas: administração, marketing, finanças, entre outras. Sua carga horária e certificação seguem a mesma linha das especializações.

1. Mestrado e doutorado

Mestrado e doutorado são cursos voltados para quem deseja seguir carreira acadêmica e/ou de pesquisa, trazendo conteúdos mais aprofundados que estimulam a reflexão e a produção de materiais acadêmicos.

O mestrado é o primeiro passo para os graduados que querem ser professores universitários ou pesquisadores e dura, em média, dois anos. Além disso, pode ser um diferencial para quem planeja fazer um doutorado posteriormente, que tem cerca de quatro anos de duração.

Segundo um estudo do Instituto Semesp, profissionais com pós-graduação ganham entre 150% e 255% a mais em comparação àqueles que têm apenas graduação. No entanto, mais do que apenas a questão salarial, profissionais com pós-graduação são os mais procurados pelas empresas por sua visão mais ampliada e melhor qualificação. Pensando em fazer de você esse profissional diferenciado, a Faculdade Febracis oferta cursos de pós-graduação lato sensu em várias áreas de conhecimento. Fale com um dos nossos consultores e adquira a especialização que mais combina com o seu perfil.